Translate

Print Friendly and PDF

27 novembro 2011

Reação em cadeia

Este texto surgiu à partir de relatos e experiências de contato com cristãos autênticos e verdadeiramente inspiradores. Glória à Deus, por eles, e por suas obras.


Reação em cadeia

                Reações podem ser interpretadas como processos ou transformações que ocorrem na matéria animada e inanimada, presente no universo.
            Existe um tipo especial que é conhecida como reação em cadeia. Neste tipo de processo, a reação primordial entre um pequeno conjunto de partículas fundamentais promove uma cadeia de eventos reacionais subsequentes em outros conjuntos de partículas que estão próximos, culminando em uma grande reação em cadeia.
O produto da reação primordial, por exemplo, na forma de energia, serve de promotor para uma segunda sequência de reações entre partículas próximas, que receberam esta energia. Por sua vez, esta segunda sequência de reações também gera, como produto, a mesma energia que a reação primordial gerou e a repassa para uma terceira sequência de partículas, favorecendo a continuidade da reação, e assim por diante. Desta forma, está caracterizada uma reação em cadeia. Há exemplos de reações em cadeia que acontecem na formação de estrelas, como o nosso sol, e também durante a combustão, através da liberação de calor a partir da chama.
Entre o povo de Deus, também há alguns cristãos que dedicam a sua vida ao propósito de levar a palavra da salvação, atuando como promotores primordiais de uma cadeia de eventos que resultam em transformações impressionantes de outras criaturas de Deus, procurando fazê-las se tornarem verdadeiros filhos de Deus.
Esta reação em cadeia salvífica acontece por meio da energia divina do Espírito Santo que habita nestes exemplos abençoados de vida cristã. Energia esta que vai sendo propagada à medida que novos conjuntos de vidas vão sendo transformadas em Cristo.
Não é por acaso que estes cristãos promotores de reação em cadeia acabam tendo suas vidas muito ungidas e abençoadas, pois ao findar seu propósito, pelo menos neste plano de ação terreno, podem contabilizar um grande número de vidas também abençoadas por terem conhecido o reino de Deus através das boas novas do evangelho que foram propagadas em uma grande reação em cadeia.
            E esta reação em cadeia, muitas vezes, teve início em apenas uma vida cristã iluminada pelo poder do Espírito Santo.
            Glória a Deus por estes servos incansáveis e por esta cadeia maravilhosa de eventos, certamente orquestrados pelas mãos majestosas do nosso Criador.