Translate

Print Friendly and PDF

08 dezembro 2011

Cristão áureo

Em uma tentativa poética, este texto apresenta uma comparação entre dois elementos metálicos e o processo de renovação cristã em busca do resplendor áureo da vida em Cristo, nosso redentor.


Cristão áureo

Na tabela periódica dos elementos químicos, o símbolo atômico do ouro é Au (do latim aurum) e do chumbo é Pb (do latim plumbum). Como os alquimistas medievais costumavam associar o metal ouro ao Sol, e o chumbo ao planeta Saturno, talvez possamos estabelecer uma interpretação poética e curiosa, uma vez que Saturno é o sexto planeta do nosso sistema solar, que somado à nossa estrela (Sol), totaliza o número sete. Este número (7) está associado biblicamente ao conceito de perfeição divina.
Para ser um cristão comprometido, precisa haver a transformação da natureza plúmbica (Pb) para a natureza áurea (Au) da postura ou da conduta de vida. Colocando em outras palavras, o processo de renascimento cristão está aqui representado pela libertação do peso plúmbico da vida pecadora, em direção ao esplendor áureo da renovação em Cristo, nosso redentor.
Porém, é bom lembrar que esta transformação e busca pelo comportamento cristão autêntico deve estabelecer como meta o tipo “aurum splendidum”, brilhante, radiante. E o caminho é a renovação cotidiana do temor a Deus e o estudo da palavra.
A modéstia tem o importante efeito de polir este cristão metálico, e o exercício constante da humildade frente à vida e aos insondáveis mistérios conhecidos por nosso Criador, faz com que o cristão de ouro possa resplandecer seu brilho de forma ainda mais intensa e vigorosa.
O valor monetário do metal ouro não vem apenas da beleza que seu brilho dourado cintila, mas principalmente da sua capacidade de não ser susceptível à degradação, como a ferrugem (oxidação) que acomete o ferro, por exemplo, exposto às intempéries. Portanto, o metal ouro permanece firme ao longo do tempo, resistindo bravamente. Assim também deve ser o cristão atento, que não deve estar susceptível aos desgastes e provações da vida secular, mas deve permanecer intacto no seu reto caminho em Cristo.
Podem ser encontradas mais de quatrocentas citações da palavra “ouro” nas sagradas escrituras, mas um dos textos que me chama mais atenção é o versículo 127 do capítulo 119 no livro de Salmos: “Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.”
E o ouro puro é do tipo esplêndido...