Translate

Print Friendly and PDF

08 dezembro 2011

Zelando pelo carisma

Seja qual for o dom que Deus lhe concedeu, se esmere no seu aprimoramento e na sua aplicação, para a honra e glória do Senhor.


Zelando pelo carisma

Cada dom (charisma, em grego) espiritual, concedido pela graça do Espírito Santo, é uma dádiva que deve ser exercitada com dedicação e aplicada para a honra dos propósitos de Deus.
O décimo segundo capítulo da primeira epístola de Paulo aos Coríntios é dedicado a este tema e, de forma muito objetiva, o “apóstolo dos gentios” ensina sobre o assunto.
Nos versículos de 4 a 7, ele escreve: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”.
Nos versículos seguintes, são listados alguns dons concedidos, de acordo com a vontade soberana do nosso Senhor, a saber: sabedoria, conhecimento ou ciência, fé, capacidade de curar, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade e interpretação de línguas.
O texto sagrado continua entre os versículos 12 e 27, falando sobre o corpo de Cristo e fazendo uma analogia dos múltiplos membros do corpo e suas funções com a pluralidade e a complementaridade das funções ou dons concedidos aos indivíduos que estão interligados, formando uma unidade vital.
A conclusão, no versículo 31, é também muito instrutiva: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”.
O autor deste capítulo, certamente iluminado pela graça do Espírito de Deus, aplicou uma didática admirável, mostrando seu zelo pelo dom da didaskalia, do ensino da doutrina.
Seja qual for o dom que você recebeu, procure empregá-lo de forma zelosa e dedicada, aprimorando-o constantemente, para que você possa cumprir primorosamente seu papel de membro fiel no corpo de Cristo.