Translate

Print Friendly and PDF

10 janeiro 2012

Brilho esoptronico

A propagação do evangelho e do seu brilho constitui uma importante tarefa para qualquer cristão sério e comprometido.


Brilho esoptronico

Enquanto não conhecemos as boas novas do Evangelho do nosso Senhor e todo o poder de transformação que ele proclama, vivemos na escuridão desta doutrina.
Quando a luz revigorante e purificadora do Espírito Santo nos alcança a alma, o coração e a mente, ela nos impulsiona na busca contínua pelo alinhamento com o exemplo vívido do santo cordeiro, Jesus Cristo.
Na segunda epístola aos Coríntios (3:18), o apóstolo Paulo escreve: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
O reflexo da luz no espelho (esoptron, em grego) pode brilhar tanto quanto o feixe de luz incidente original, se o espelho for de boa qualidade. Um espelho de boa qualidade é um espelho plano e polido, que não distorce nenhum feixe de luz.
Fazendo uma analogia poética, parece então que os cristãos comprometidos são como bons espelhos planos e polidos, que refletem o brilho divino do Santo Espírito, propagando desta forma, a luz cintilante do evangelho para outros espelhos que viviam, outrora, na ausência desta iluminação.
Nesta analogia, o espelho cristão não tem luz própria, ou seja, não gera a luz, mas apenas a reflete, disseminando assim seu brilho libertador e salvífico para outros espelhos. A fonte primária desta luz é divina e provém do excelso poder do nosso Criador.
            De espelho em espelho, reflexo em reflexo, iluminação em iluminação, o povo de Deus vai sendo reunido e doutrinado, conforme a Sua soberana e justa vontade.