Translate

Print Friendly and PDF

07 janeiro 2012

Côvado adicional

O combate à ansiedade representa um desafio para qualquer ser humano.


Côvado adicional

O côvado é uma medida de comprimento baseada no tamanho do antebraço, tendo sido utilizada por várias civilizações antigas, incluindo os hebreus.
No capítulo 12 do evangelho de Lucas, versículos 25 e 26, pode-se encontrar escrito: “Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?”
Este exemplo deixa claro quão impotente é o ser humano, “por mais ansioso que esteja”, diante de uma tarefa monumental e até mesmo diante de pequenas realizações, algumas vezes. Parece que a relativização do pequeno e do grande tem um efeito pacificador em nossos corações e mentes, pois nos faz perceber a dimensão da grandiosidade de Deus diante do reduzido porte dos nossos desafios cotidianos.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma”. Assim começa o sexto versículo do quarto capítulo da epístola aos Filipenses.
A agitação da vida secular nos faz normalmente acelerar o ritmo, talvez na ilusão de vivermos com mais vivacidade ou de existirmos com maior intensidade.
O exercício de combate à ansiedade é um dos mais difíceis que enfrentamos, pois significa uma luta constante contra um instinto demasiadamente arraigado em nosso ser.
Somente quando percebemos que Deus é quem está no comando absoluto e ininterrupto de nossas vidas, e nos direcionamos a Ele em nossas orações e súplicas com ações de graças, é que podemos desfrutar de uma “paz que excede todo o entendimento”, como está escrito no sétimo versículo.
É importante ressaltar que não estamos falando aqui de colocarmos a nossa vida nas mãos de Deus, nos esquivando, para que Ele resolva todos os nossos problemas por nós. O que estamos querendo dizer, sim, é colocar nossa vida em perspectiva, sob uma ótica cristã, lembrando da presença auxiliadora e revigorante do Espírito Santo, principalmente nos momentos de dificuldades e provações, por maiores que elas possam parecer e por mais desafiador que seja combater a ansiedade que eles geram.
            Combatendo a ansiedade desta forma, um côvado lhe será adicionado, não em estatura física, mas em longanimidade e mansidão de espírito.