Translate

Print Friendly and PDF

31 janeiro 2012

Percepção áurea

A expansão da percepção durante as provações é um exercício de aprimoramento da sabedoria e da perseverança.


Percepção áurea

Quando passamos por momentos de dificuldade ou desafio, é frequente nos dirigirmos ao Senhor com mais intensidade, clamando ou suplicando por Seu poder auxiliador. Costumamos pedir fervorosamente, em nome de Jesus, Seu filho unigênito, para que a situação difícil que estamos vivenciando se dissipe, ou seja, que a dificuldade desapareça de nossa vida.
        Mas os desafios, as dificuldades ou provações são ingredientes ativos no amadurecimento da fé, através do exercício da paciência e da fidelidade na oração, como está escrito na epístola aos Romanos (12:12), “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. De maneira coerente, nos versículos iniciais do primeiro capítulo da epístola de Tiago, pode-se encontrar o seguinte texto: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”.
            Fonte de sabedoria inesgotável é o nosso Pai, que atua de maneira magnífica nestas ocasiões de tribulações e provações. Muitas vezes, não é a dificuldade que desaparece ou a ocasião difícil que se esvai do nosso caminho, mas simplesmente a nossa percepção da situação como um todo é que se expande, catalisada pelo poder reconfortante e iluminador do Espírito Santo e fortificada pela esperança renovada na fé, através do exercício da oração honesta e contínua.
            A percepção expandida nos fornece longanimidade e aprimoramento do espírito, sendo bastante eficaz, uma vez que vem de “dentro para fora” e não de “fora para dentro”, ou seja, uma vez que é a nossa leitura de um acontecimento que é alterada e não o acontecimento em si. Ocorre também que muitas vezes esta mudança de percepção, de postura frente a um determinado fato, acaba independentemente alterando também outras variáveis e personagens envolvidos no contexto, contribuindo para uma rápida evolução de todo o aprendizado.
            A expansão da percepção também está relacionada com o aprimoramento da sabedoria. Nos versículos 5 e 6 da epístola de Tiago, ele deixa claro que Deus pode conceder-nos sabedoria, desde que o pedido a Ele seja feito “com fé, sem duvidar”.
            E como está escrito em Provérbios (16:16), “É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!” Louvado seja o nosso Senhor.