Translate

Print Friendly and PDF

20 fevereiro 2012

Átomo novo - novo homem

A renovação dos homens acontece também no nível atômico.


Átomo novo ... novo homem

Um homem de 70 Kg tem aproximadamente cerca de 7x1027 (sete octilhões) átomos presentes em seu organismo. Há uma estimativa de que mais de 96% deste total de átomos seja constituído por apenas quatro tipos de elementos químicos: Carbono, Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio. Aproximadamente 87% dos átomos do nosso organismo são Hidrogênio e Oxigênio, principalmente por causa da substância água, que integra cerca de dois terços do nosso corpo.
Devido aos ciclos bioquímicos naturais destes elementos, através da ingestão de alimentos sólidos e líquidos, trocas gasosas com o meio ambiente (respiração) e eliminação de dejetos, acredita-se que anualmente haja uma renovação ou regeneração de 98% de todos os átomos de um ser humano. Em outras palavras, de cada 100 átomos do nosso organismo, estima-se que 98 sejam renovados a cada ano.
Esta impressionante taxa de renovação atômica pode fomentar inúmeras discussões filosóficas sobre a identidade individual e a labilidade constitucional do ser humano. Um possível paradoxo que deriva desta característica da renovação humana é imaginar se o ser humano, que é constantemente renovado, é o mesmo ser humano, ou se transforma em um novo ser, renovado e regenerado átomo por átomo, molécula por molécula, célula por célula, tecido por tecido e órgão por órgão.
            A intensa renovação pela qual pode passar a criatura humana pode ser tão profunda quanto a regeneração atômica no cerne da sua essência constitucional, transformando o novo ser, que renasce em Cristo, para glorificar e exaltar o santo nome do nosso Pai Criador.
            Glória a Deus por esta fenomenal dinâmica de acontecimentos, renovando os átomos e renovando os homens em Cristo, Jesus.