Translate

Print Friendly and PDF

13 julho 2012

Oferta da coragem

Exemplos bíblicos de coragem e honra...

Oferta da coragem

Os relatos bíblicos encontrados nos livros de Samuel (2Sm 23:13-17) e Crônicas (1Cr11:15-19) versam, ambos, sobre um dos feitos impressionantes dos “valentes de Davi”. Neste episódio, três dos homens valentes que apoiaram Davi (nas batalhas e conquistas realizadas em nome do Senhor) estavam reunidos na caverna de Adulão, enquanto as tropas inimigas dos filisteus estavam acampadas no vale de Refaim.
Diz o texto que Davi, nesta ocasião, expressou o seu desejo de beber água da cisterna (poço) localizada na porta de Belém, então aqueles três homens valentes infiltraram-se no acampamento dos inimigos, retiraram água do poço e trouxeram a Davi.
            O texto continua, revelando que Davi se recusou a beber a água que eles trouxeram, derramando-a como uma oferta ao Senhor, e exclamando: "Esta água representa o sangue desses homens que arriscaram a própria vida!".
            Difícil é saber quem demonstrou mais coragem e honra: os homens de Davi, que atravessaram as tropas inimigas, caminhando vários quilômetros, para atender ao desejo do seu líder pela água do poço de Belém, ou o próprio Davi, que em uma atitude repleta de humildade, honra e zelo, derramou aquela água tão desejada por ele, como uma oferta ao Senhor pela coragem dos seus homens, seus “valentes”.
Atualmente, é desafiador prever a localização exata da caverna ou das cavernas usadas por Davi nos relatos bíblicos, pois existem muitas naquela região. Mesmo sem a localização precisa, é possível ter uma noção da distância percorrida pelos “valentes de Davi” no mapa (pontos A e B).
A fidelidade destes “valentes” é demonstrada nas Escrituras Sagradas, através de atos de bravura honrada junto ao seu líder Davi. O mesmo Davi, servo do Deus Vivo, que armado apenas com pedras (seixos) e uma atiradeira, derrotou corajosamente o impressionante Golias, após ter proclamado para este: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos ... Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor” (1Sm 17:38-49).
Louvado seja o nosso Deus, por levantar homens tão dispostos a ofertar coragem para a Sua honra e glória, pois estes são exemplos bíblicos sublimes e inspiradores, de servos dedicados e atentos ao Santo desígnio do Senhor.