Translate

Print Friendly and PDF

15 agosto 2012

A fé e a razão de Pascal

“Nós podemos tudo com Aquele sem o qual não podemos nada”.
Esta frase do cientista Blaise Pascal deixa evidente a sua fé em Jesus Cristo.

O texto de onde foi extraída esta citação e de onde podem ser obtidas outras informações importantes, como por exemplo o momento da sua conversão, é intitulado "Fé, razão, pecado e redenção no pensamento de Blaise Pascal", e pode ser encontrado neste link. A preocupação de Pascal com a humanidade pode ser encontrada em outra citação que aparece neste mesmo texto: "Entro em pânico todas as vezes que eu vejo a cegueira e a miséria do homem, sem luz, abandonado a si mesmo, perdido neste canto do universo, sem saber quem aqui o colocou, o que vai fazer e o que acontecerá quando morrer".

Outra frase, provavelmente a mais conhecida de Pascal: "O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece". Esta questão do equilíbrio entre a fé e a razão deste cientista é abordado no texto intitulado "Pascal -- excluir a razão e não admitir senão a razão são dois extremos a evitar", e que pode ser encontrado neste link.
Outros textos interessantes sobre Pascal podem ser encontrados no mesmo volume desta revista.

Damos graças ao Nosso Senhor, por capacitar homens que conseguem equilibrar tão harmoniosamente a ciência e a fé como duas convicções poderosas, a exemplo de Blaise Pascal.