Translate

Print Friendly and PDF

15 agosto 2012

Gigante do desânimo

A exemplo de Davi, devemos vencer o gigante do desânimo...


Gigante do desânimo

Muitas vezes, ficamos temerosos diante do “gigante do desânimo”, que se apresenta em nossas vidas, tentando nos amedrontar e nos destruir com espadas afiadas de medo, com lanças pontiagudas de culpa, e com dardos venenosos de ansiedade. Nestas ocasiões, que podem ocorrer com muita frequência, façamos como Davi, que enfrentou o gigante Golias, guerreiro filisteu que amedrontou sobremaneira o exército de Israel, comandado por Saul, como está relatado no capítulo 17 do primeiro livro de Samuel.
Davi mostrou indignação por causa da afronta de Golias em desafiar o exército do Deus vivo (versos 26 e 36), e diz a Saul para ninguém ficar com o coração abatido por causa deste gigante (v. 32). O sábio Davi proclama para Saul a sua confiança no Senhor, que o livra das garras do leão e do urso, quando ele apascenta as ovelhas do seu pai (v. 37).
O confiante e corajoso Davi, servo fiel do Senhor, escolhe cinco pedras lisas (ou seixos) no riacho e as coloca em seu alforje de pastor, com a sua atiradeira em mão, e se apresenta diante do gigante Golias (v. 40), que o insulta e o ridiculariza (vs. 42-44).
Mas Davi, confiante na vitória por parte de Deus, responde para Golias: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou” (v. 45). E o honrado Davi rende glória ao Senhor, afirmando: “Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos” (v. 47).
Quando o gigante vem em sua direção, Davi não recua. Pelo contrário, vai em sua direção para enfrentá-lo (v. 48) e, como está no relato bíblico, “Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou” (vs. 49-50).
O nosso Deus, poderoso e misericordioso como foi, é e sempre será, também nos capacita, assim como a Davi, para enfrentar e derrotar o “gigante do desânimo”, muitas vezes maior do que o filisteu Golias, com seus “seis côvados e um palmo” de altura. As melhores armas que temos à disposição para esta batalha são a palavra de Deus, que é “mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4:12), e a comunhão com o Deus vivo, através da oração honesta e comprometida. Louvado seja o Nosso Senhor.

O texto completo (PDF) também está disponível neste link.