Translate

Print Friendly and PDF

08 agosto 2012

quo vadis

É importante, para o cristão, entender a profundidade do ato redentor na cruz do Calvário...

quo vadis

Em latim, a expressão “quo vadis” significa “para onde vais”, e aparece na versão latina das Sagradas Escrituras, por exemplo, no Evangelho de João: “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás” (Jo 13:36). “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho ?” (Jo 14:5).
Pedro e Tomé parecem estar preocupados com a iminente partida e potencial ausência do Senhor Jesus no meio dos discípulos, e não necessariamente com as consequências ou motivos que explicam a necessidade da Sua ida.
No capítulo 16, aparecem as seguintes palavras de Jesus: “E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais ?” (Jo 16:5). Nesta passagem, o Senhor desafia os discípulos a compreenderem a importância da sua partida para junto do Deus Pai, e nos versículos seguintes ressalta: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (Jo 16:7-8). Neste trecho, Jesus fala da importância da Sua ascensão aos céus, para a vinda do “Consolador”, referindo-se ao Espírito Santo de Deus. Os ensinamentos continuam: “Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (Jo 16:22). De maneira muito clara, o Senhor descreve de onde veio e para onde vai: “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai” (Jo 16:28).
            Finalmente, parece que há uma mudança na percepção dos discípulos do Messias Ungido de Nazaré, ao ponto de dizerem: “Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?” (Jo 16:30-31).
            E este capítulo do Evangelho de João termina com as seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).
            Só é possível entender a profundidade da mensagem do Evangelho após internalizar, em uma percepção mais íntima e central do ser, a trajetória do Senhor Jesus Cristo, no âmbito da magnífica obra redentora do Deus Triúno. Graças te damos, Senhor.