Translate

Print Friendly and PDF

16 outubro 2012

Pensamento em citação 39

Arthur L. Schawlow
(Prêmio Nobel em Física, 1981)

Em resposta à pergunta “O que você pensa que deveria ser a relação entre religião e ciência?”, Schawlow disse: "A ciência não pode provar ou refutar a religião. A religião está fundada na fé. Parece-me que, quando confrontados com as maravilhas da vida e do universo, devemos nos perguntar 'porquê' e não apenas 'como'. As únicas respostas possíveis são religiosas. Para mim, isso significa cristianismo protestante, ao qual eu fui apresentado quando criança e que tem resistido aos testes de uma vida. Mas o contexto da religião é uma grande base para se fazer ciência. Nas palavras do Salmo 19: ‘Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos’. Assim, a pesquisa científica é um ato de adoração, na medida em que revela mais sobre as maravilhas da criação de Deus."

“Temos a sorte de ter a Bíblia, e especialmente o Novo Testamento, que nos revela tanto sobre Deus, em termos humanos muito acessíveis, embora também nos deixe algumas coisas que são difíceis de entender.”

“Eu encontro uma necessidade de Deus no universo e na minha própria vida.”

(Schawlow, como citado em “Henry Margenau e Roy A. Varghese. Cosmos, Bios, Theos: Scientists Reflect on Science, God, and the Origins of the Universe, Life, and Homo sapiens. 4a ed. Open Court Publishing Company. 1997.”)