Translate

Print Friendly and PDF

29 novembro 2012

Eu Sou, no Evangelho de João

EU SOU (Êxodo 3:14):
“Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

O Senhor JESUS CRISTO, no Evangelho segundo João, faz 7 declarações “Eu Sou”:
1) O pão da vida (João 6:35):
“Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.”
2) A luz do mundo (João 8:12):
“Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
3) A porta das ovelhas (João 10:7):
“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.”
4) O bom pastor (João 10:11):
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
5) A ressurreição e a vida (João 11:25):
“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;”
6) O caminho, a verdade e a vida (João 14:6):
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
7) A videira verdadeira (João 15:1):
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.”

Fonte: comentário da "Bíblia de Estudo de Genebra" sobre o versículo encontrado em João 6:35.