Translate

Print Friendly and PDF

21 janeiro 2013

Mente e alma

O cristão precisa se revestir de toda a armadura de Deus...

Mente e alma

“Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?” (Sl 42:1-3) ... “Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele que é o meu socorro, e o meu Deus” (Sl 42:10-11).
O mundo sempre vai tentar levantar dúvidas e incertezas frente à convicção da sublime realidade do Deus vivo e eterno, na tentativa de induzir a novas doutrinas que inebriem a visão cristã. O salmista relata que os seus adversários o afrontaram continuamente, dizendo “Onde está o teu Deus?”, e que isto foi motivo de pranto, que o alimentou com lágrimas de dia e de noite. A estrutura do texto parece indicar que foi a consciência racional, ou seja, a mente ou o entendimento do salmista que exortou a sua própria alma, dizendo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?”. Os conselhos da sua mente para a sua alma continuaram no último versículo: “Espera em Deus ... Ele que é o meu socorro, e o meu Deus”.
Na segunda carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo ensina a mesma diligência e perseverança na fé cristã, dizendo “porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2Tm 1:12b).
Nas palavras de G.K. Chesterton, no livro “Ortodoxia”, o autor expressa este mesmo embate: “Se me perguntarem, num sentido puramente intelectual, por que acredito no cristianismo, só posso responder assim: ‘Pela mesma razão que faz um agnóstico inteligente não acreditar nele’. Acredito no cristianismo de modo totalmente racional, com base na evidência. Mas a evidência no meu caso, como no caso do agnóstico inteligente, não está nesta ou naquela alegada demonstração; está num enorme acúmulo de fatos pequenos, mas unânimes”.
O Apóstolo Paulo também recomenda: “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes” (Ef 6:13).
“Permanecer firmes” é o lema que os cristãos precisam seguir, revestidos de toda a armadura de Deus (Ef 6:14-18), “orando em todo tempo no Espírito”. Glória ao Deus vivo!