Translate

Print Friendly and PDF

16 janeiro 2013

"Ortodoxia"

Chesterton exercitou sua pena afiada para defender o cristianismo frente a outras linhas de pensamento existentes em sua época. Algumas existentes ainda nos dias de hoje.

"As doutrinas espirituais na verdade não limitam a mente como fazem as negações materialistas. Mesmo acreditando na imortalidade, eu não preciso pensar nela. Mas se a desacredito, nela não devo pensar. No primeiro caso, a estrada está aberta e posso ir adiante até onde quiser; no segundo caso, a estrada está fechada."

"Agora a acusação contra as principais deduções do materialista é que, certas ou erradas, elas aos poucos destroem a sua humanidade. Não estou me referindo apenas à bondade; estou me referindo a esperança, coragem, poesia, iniciativa, tudo o que é humano. Por exemplo, quando o materialismo leva os homens a um fatalismo completo (como em geral acontece), é totalmente inútil fingir que ele, nalgum sentido, é uma força libertadora."

(G. K. Chesterton, "Ortodoxia")