Translate

Print Friendly and PDF

08 janeiro 2013

Sensação e certeza

O cristão precisa estar atento às armadilhas do mundo em relação à sua fé...

Sensação e certeza

Neste contexto, a palavra “sensação” está sendo associada a um sentimento (emoção do coração), como quando alguém usa a frase: “A sensação do meu coração é que...”
Mas como já disse o profeta Jeremias (17:9): “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer ?”
C. S. Lewis declarou, em seu livro ‘Cristianismo Puro e Simples’: “Fé ... é a arte de perseverar nas coisas que a sua razão já aceitou, apesar da sua mudança de humor”.
A fé não é apenas racional, mas é também racional. O primeiro e maior mandamento nos ensina: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mateus 22:37-38). A palavra "entendimento", usada neste versículo, deriva do original grego "dianoia", que está associada ao exercício do raciocínio, ou seja, ao uso da mente como uma faculdade de entendimento. Uma fé total está presente na totalidade do ser humano, o que certamente inclui a razão, ou o entendimento racional.
Quando o cristão, independente do seu grau de instrução ou estudo, está fundamentado e edificado sobre os robustos pilares das Sagradas Escrituras e de outros meios de graça usados pelo Senhor, como por exemplos literatura cristã que seja fiel à Palavra de Deus, o “escudo da fé” (Efésios 6:13-17) pode ser empunhado com mais veemência e convicção.
Uma definição para “certeza” é “um estado mental com ausência de dúvida”, como pode ser observado no uso da palavra grega “plerophoria”, que aparece, por exemplo, na carta aos Hebreus: “E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança” (6:11). “... e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé” (10:21-22a).
Muitas são as armadilhas do mundo, muitas vezes sutis, contra a certeza da fé cristã. O crente precisa estar atento a estas iniciativas destruidoras da convicção do cristão, pois elas estão presentes em toda parte, inclusive dentro de nós mesmos.
Na luta entre a certeza da fé no nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, e as mentiras e engodos que o mundo tenta introduzir a fé cristã, muitas vezes as batalhas são travadas no âmbito interno das sensações e entendimentos dos nossos corações e das nossas mentes. 
Façamos, pois, como Epafras (Colossenses 4:12), que lutou em oração para a plena segurança na vontade de Deus. Como diz o salmista: “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Salmos 4:8). Glória a Ti, Senhor ! Amém.