Translate

Print Friendly and PDF

06 abril 2013

Lírios e pardais

Sobre o mal terrível da ansiedade...

Lírios e pardais

A ansiedade talvez seja um dos piores males da humanidade, e parece estar se agravando a cada dia, nos corações e nas mentes de pessoas aflitas e sem esperança.
Mas há esperança no Senhor Jesus Cristo, pois foi Ele mesmo quem ensinou aos seus discípulos: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:25-30). O mesmo aprendizado pode ser encontrado no evangelho segundo Lucas (12:22-28).
A glória do rei Salomão pode ser confirmada pelo relato da visita da rainha de Sabá a Salomão, onde está registrado que ela lhe disse: “... e disse ao rei: Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. Eu, contudo, não cria naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi. Felizes os teus homens, felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e que ouvem a tua sabedoria!” (1 Reis 10:6-8). E o Senhor Jesus Cristo é quem afirma: “Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”.
Os ensinamentos do Senhor, sobre este tema, continuam nos relatos dos evangelhos, usando a comparação com pardais: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mateus 10:29-31). No evangelho segundo Lucas, também pode ser encontrado o texto paralelo desta passagem, onde está escrito: “Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais” (Lucas 12:6-7).
Um “asse”, ou “ceitil”, é uma moeda romana de cobre, que tem valor equivalente a 1/16, ou seja, a décima sexta parte (um dezesseis avos) de um “denário”, que por sua vez, correspondia ao salário de um dia de trabalho. Portanto, um “asse” representava um valor pequeno para a cultura romana, na época de Cristo. Contudo, mesmo assim, o Senhor diz aos seus discípulos: “bem mais valeis do que muitos pardais”. É importante salientar que Jesus Cristo ensina que os seus discípulos valem não apenas “mais”, porém “bem mais” do que não só “pardais”, mas sim, “muitos pardais”.
Estima-se que o número médio de fios de cabelo em uma cabeça seja na faixa de centena de milhar. Considerando-se que o diâmetro médio típico de um fio de cabelo tem escala em micrômetros, ou seja, um tamanho mil vezes menor do que a menor divisão (milímetro) da régua, não é uma tarefa muito simples contar os fios de cabelo de um ser humano. No entanto, o Senhor conhece todos os fios de cabelo de todos os seus discípulos.
Portanto, se o Senhor cuida dos pardais e dos lírios do campo, Ele certamente está cuidando de nós. O conselho do apóstolo Pedro está registrado: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7).
O apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Filipos, exorta: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:6-8).
A sabedoria de Provérbios nos ensina: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Provérbios 12:25). Diante de tantos registros nas Sagradas Escrituras, é impossível não perceber como o tema da ansiedade e da confiança no Senhor é importante. Glória a Ti, Senhor! Graças Te damos, pelos Teus ensinamentos.
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” (Salmos 84:1-3).