Translate

Print Friendly and PDF

24 maio 2013

Verdade verdadeiramente verdadeira

Pensamentos sobre a verdade absoluta...


Verdade verdadeiramente verdadeira

É possível que muitos já tenham se deparado com a frase: “A verdade é relativa”.
Se esta frase for verdadeira, então a própria verdade, por trás desta afirmação, também pode ser verdadeiramente relativizada e questionada. Em outras palavras, a declaração de que a verdade é relativa não tem sentido, pois esta própria declaração é relativizada, ao ponto de deixar de ser verdade. É uma questão de lógica.
Esta máxima do pós-modernismo, que nega a existência de verdades ou de valores absolutos, está sendo espalhada, com alta disseminação, no atual pensamento humano.
No Evangelho segundo João existem várias referências à verdade, por exemplo, logo no primeiro capítulo (João 1:14,17). O próprio Senhor Jesus se definiu como a verdade: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:5-6). O Senhor também disse que veio ao mundo para dar “testemunho da verdade”, pois quem “é da verdade”, ouve a Sua voz (João 18:37). Também disse que Seus discípulos conheceriam a verdade, e que ela os libertaria (João 8:31-32).
A verdade absoluta nem sempre é tão óbvia, ou seja, nem sempre está na superfície, pronta para ser encontrada, ou até mesmo, alguém tropeçar nela. Muitas vezes, a verdade absoluta requer uma escavação profunda, honesta e dedicada, como quando se procura por um tesouro de pedras preciosas enterrado em um terreno, muitas vezes, rochoso ou escorregadio. Algumas vezes, cavar com as próprias mãos já é suficiente, mas em outras ocasiões, precisamos de uma pá ou até mesmo de uma retro-escavadeira potente, para retirar todo o “entulho” que se acumula sobre a verdade absoluta. Resta-nos, portanto, examinar a fundo a verdade, como o povo de Beréia (Atos 17:10-12), que recebeu a Palavra de Deus com “toda a avidez”. Façamos, pois, como o apóstolo Paulo recomenda: “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).
Segundo os especialistas, a própria palavra “amém” foi transliterada do hebraico (’amen), e significa “em verdade”, “verdadeiramente” ou “que assim seja”. É praticamente uma palavra universal, que foi transliterada do hebraico (Antigo Testamento) para o grego (Novo Testamento), e depois para o latim e o inglês, além de muitas outras línguas.
A verdade é o amém, e o amém é Cristo (Apocalipse 3:14).
Graças Te damos pela verdade absoluta, Deus vivo e eterno. Glória a Ti! Amém.