Translate

Print Friendly and PDF

22 novembro 2013

C.A.O.S.

Pensamentos sobre o CAOS...

C.A.O.S.

A "teoria do caos" está associada a um campo de estudo da matemática, com várias aplicações em outras áreas do conhecimento (biologia, economia, meteorologia, etc.), que estuda o comportamento de sistemas dinâmicos muito sensíveis a condições iniciais. Esta sensibilidade às condições iniciais ficou popularmente conhecida como "efeito borboleta".
Apesar de haver muitas versões diferentes para a explicação do nome deste efeito, ele recebeu originalmente esta denominação por causa de uma palestra do renomado matemático Edward N. Lorenz, intitulada "Previsibilidade: o bater das asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas?", na 139a reunião da "Associação Americana para o Avanço da Ciência", em dezembro de 1972.
O argumento principal de Lorenz, professor de meteorologia do MIT e ganhador do prêmio Kyoto em 1991, no contexto da "teoria do caos" e do "efeito borboleta", é que pequenas diferenças nas condições iniciais de um sistema podem fornecer resultados muito divergentes para tais sistemas dinâmicos, tornando tipicamente impossível a previsão a longo prazo. Apesar do interesse nítido de Lorenz na previsão meteorológica, o conceito pode ser extrapolado para outras áreas da ciência e da vida. Segundo uma definição do próprio Lorenz, caos é "quando o presente determina o futuro, mas o presente aproximado não determina aproximadamente o futuro".
Seguindo o raciocínio destas ideias, a falta do conhecimento exato e preciso das condições presentes de um sistema não permite que seja feita uma previsão exata e precisa do futuro deste mesmo sistema. Em outras palavras, mesmo quando um sistema parece caótico, isto geralmente significa apenas que a visão do observador humano sobre o sistema é que é limitada, pois ele não possui nem conhece a totalidade dos fatos ou dos dados e, nem sequer, as interações possíveis e existentes com outros sistemas.
Podemos imaginar o "sistema" em questão como cada vida humana. Apenas o Deus Criador de tudo e de todos pode ter uma visão plena de "todo o sistema" e de "todos os sistemas", não somente fazendo previsões precisas e exatas do seu futuro, mas também intercedendo para o bem eterno dos Seus filhos e filhas, co-herdeiros com Cristo.
"Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro" (Isaías 45:18, ênfase acrescentada).
C.A.O.S. = "Controle  Absoluto  do  Oni*  Senhor"  (*potente, *sciente, *presente)