Translate

Print Friendly and PDF

03 fevereiro 2014

Musculatura espiritual

Sobre a jornada de peregrinação cristã...


Musculatura espiritual

Como já disse um poeta: "Andar é cair para a frente. Cada passo é uma queda interrompida, um colapso evitado, um desastre contido. Por isso, o ato de andar é também um ato de fé. Um milagre em dois tempos. Um ritmo binário, com um momento de contenção e outro de liberação".
Este trecho traz à lembrança alguns versículos da copiosa sabedoria do livro de Provérbios: "Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida" (Provérbios 4:10-13).
A vida cristã não é muito diferente do ato de andar. A fé cristã requer uma peregrinação dinâmica e contínua, um passo de cada vez, com um pé de apoio firmado no solo estável e o outro pé buscando um ponto de apoio mais adiante. O crescimento e a edificação é uma obra guiada e dirigida pelo e para o Senhor, mas requer o esforço e a coragem das passadas, por parte de cada cristão.
É claro que sempre há o risco de tropeçar, por causa da própria condição decaída do ser humano. O apóstolo Paulo exorta os crentes de Corinto da seguinte forma: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Coríntios 10:12-13).
Contudo, à medida que o cristão vai pisando seus passos de peregrino, algumas vezes corajosa e ousadamente, enquanto outras vezes, auxiliado pelo ombro do Espírito Santo, sua musculatura espiritual vai se fortalecendo.
Desta forma, o neófito, como uma criança que começa a andar, pode estar sujeito a quedas mais frequentes, pois a musculatura ainda está se desenvolvendo, mas a caminhada cristã vai fortalecendo os passos, tornando-os cada vez mais firmes no Senhor. Obviamente, o peregrino cristão precisa de nutrientes para permanecer crescendo na fé, e esta alimentação espiritual é proveniente da Palavra de Deus (ver 1Pedro 2:1-3).
Rogamos a Ti, Senhor, que continues a orientar e guiar o teu povo nas pisadas firmes da vida cristã, como peregrinos e estrangeiros neste mundo, à caminho da verdadeira morada que estás preparando na eternidade contigo. Louvado seja o Teu Nome.