Translate

Print Friendly and PDF

18 maio 2014

Potência e misericórdia

O impotente diante do Onipotente...

Potência e misericórdia

Você já se sentiu impotente diante de alguma provação? Impotente em qualquer situação ou circunstância difícil? Já esteve impotente em algum “vale sombrio” da vida?
Impotente diante de uma enfermidade, sua ou a de algum ente querido, ou então a de algum irmão ou irmã em Cristo? Já experimentou a situação de encontrar-se impotente diante de alguma luta contra enfermidades do físico, da mente ou da alma? Impotente diante de alguma batalha contra dificuldades objetivas ou subjetivas, inerentes à existência humana? Quem sabe, impotente contra aquele seu próprio pecado repetitivo? Talvez, impotente contra o pecado recorrente daquele servo ou serva do Senhor, com quem você convive, e que também foi feito à imagem e semelhança de Deus?
O seu coração já se encontrou ressequido ou empedernido, impotente para amar?
Já se sentiu impotente contra um mundo decaído? Impotente em relação às dificuldades que a Igreja do Nosso Senhor enfrenta? Será que já se sentiu impotente diante da miséria espiritual do homem sem Deus?
Você, leitor ou leitora, já sentiu a impotência frear as batidas do seu coração? A sua impotência já fez o seu sangue ou o seu suor “gelar”? A impotência já o(a) fez perceber a finitude e a pequenez humanas?
Seja qual for a circunstância ou a situação, só há uma saída diante da nossa impotência: fazer um apelo para alguém com poder, ou seja, para alguém potente.
É aqui que o homem impotente encontra o Deus que não é só potente, mas é Onipotente, ou seja, que é todo-poderoso através de um poder absoluto e eterno.
Lembre-se que este Deus vivo e soberano não é apenas Onipotente para intervir em qualquer situação, mas também Onisciente para conhecer, de antemão, qualquer situação, além de ser Onipresente para poder estar simultaneamente junto com todos os seus filhos e filhas de adoção (Efésios 1:5), em qualquer situação ou circunstância. Assim é o nosso santo Deus, que é imensurável (Efésios 3:18-19) e inefável (2Coríntios 9:15).
E quanto à misericórdia, que aparece no título deste texto?
A misericórdia vem do amor deste mesmo Deus justo, compassivo e Onipotente, que se fez também um homem impotente, e “tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si”, e “foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades”. “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (ver Isaías 53:4-5). Louvado seja este Senhor bendito e sua Onipotência!