Translate

Print Friendly and PDF

15 julho 2014

S.D.G.

S.D.G. é um acrônimo ou sigla para Soli Deo Gloria (em latim), que significa "Glória somente a Deus". Trata-se de um dos chamados "5 solas", ou 5 frases escritas em latim, com os princípios fundamentais da Reforma Protestante (séc. XVI):
- Sola fide (Somente a fé)
- Sola scriptura (Somente a escritura)
- Solus Christus (Somente Cristo)
- Sola gratia (Somente a graça)
- Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus)

Um dos compositores clássicos mais importantes, que viveu do final do séc. XVII até meados do séc. XVIII, foi Johann Sebastian Bach, conhecido como um cristão evangélico convicto. Sua fé o conduzia em suas composições, ao ponto dele suplicar auxílio divino para inspiração, através do uso das letras J.J. ("Jesu, juva", que quer dizer "Jesus, ajuda-me"), normalmente logo no início do registro de suas partituras musicais, como pode ser observado na figura abaixo:


Ao final de suas composições, Bach utilizava a sigla S.D.G. (Soli Deo Gloria) para render Glória a Deus, como pode ser observado abaixo:


O apóstolo Paulo já exortava, na carta aos Coríntios, para o cristão fazer tudo para a Glória de Deus:
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31)

A primeira pergunta dos catecismos (Maior e Breve) de Westminster é relacionada a este assunto.
No catecismo Maior de Westminster, por exemplo:
Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.
Referências bíblicas: Romanos 11:36; 1Coríntios 10:31; Salmos 73:24-26; João 17:22-24

Mesmo não sendo um grande conhecedor de música clássica, é muito difícil não ser impactado por algumas das obras mais extraordinárias de Bach, como por exemplo, "Jesus, alegria dos homens". Neste link, pode ser encontrada outra gravação desta obra.

Outro compositor famoso da mesma época de Bach foi Georg Friedrich Händel, autor da conhecida obra "O Messias", particularmente a segunda parte, que termina com o famoso coral "Aleluia". Ele também utilizava as siglas S.D.G. em suas partituras, como pode ser visto abaixo, junto com as iniciais do seu nome:


Fonte das imagens, neste link.