Translate

Print Friendly and PDF

06 agosto 2014

Aprendizado piedoso 89

 Transcrição de um trecho do sermão "Os puritanos e a luta por santidade interior", ministrado pelo Dr. Joel Beeke, no Simpósio OsPuritanos 2014, em Maragogi-Al:

Texto base para a pregação:

(começando em 03:25)
“Verdadeiros crentes são conhecidos por sua paz com Deus, por sua alegria em Deus, e pelo amor de Deus derramado em seus corações. Há muitos cristãos hoje que se tornaram primeiramente interessados no cristianismo porque olharam para outros crentes e disseram: ‘tem algo neles que eu não tenho’. Mas crentes verdadeiros também são conhecidos por seus desafios, pela sua guerra espiritual e pelas batalhas internas contra o pecado. Então a paz e a alegria dos cristãos geralmente oscilam com esta guerra e estes desafios. E quando nós, crentes, caímos em pecado, nós nos sentimos derrotados (‘defeated’, em inglês). Nós imaginamos como será daqui para frente? Como eu posso ser um cristão e cair em pecado tão facilmente? Eu me sinto derrotado. Isso é uma luta. Na história, houve uma grande guerra entre a Inglaterra e a França. A Inglaterra mandou o duque de Wellington para lutar contra Napoleão e os ingleses ficaram na costa, esperando a frota do duque de Wellington voltar. Finalmente, em uma manhã, eles viram os navios voltando em meio a uma névoa. E havia uma bandeira, que dizia: ‘Wellington derrotado’ (‘Wellington defeated’, em inglês). E um grito de tristeza veio da multidão e um boato correu por toda a Inglaterra, dizendo: ‘fomos derrotados’ (‘We were defeated’, em inglês). É isso que Satanás tenta fazer conosco quando caímos em pecado. Mas eu quero lhes mostrar esta noite que mesmo quando caímos em pecado, não estamos derrotados.”
(começando em 23:28)
“John Bunyan dizia que se o pecado bate à nossa porta, e nós abrimos e vemos o ‘sr. pecado’ ali, e fechamos a porta imediatamente, nós não pecamos. Você não pode passar por este mundo sem ver o pecado. Você peca, diz John Bunyan, quando você deixa o ‘sr. pecado’ entrar e mexer com a sua cabeça. Bunyan disse que o pecado sempre tenta entrar por duas portas. Uma é o portão dos olhos e a outra é o portão dos ouvidos...
...Vejam Romanos 6:11 (‘Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus’). Esta deve ser a nossa atitude como cristãos. O dr. Martyn Lloyd-Jones disse, certa vez, que este versículo (Romanos 6:11) fez mais bem por ele para dizer não ao pecado do que qualquer outro versículo da Bíblia...
...Uma batalha pelo portão dos olhos e uma batalha pelo portão dos ouvidos. Mas graças à Deus, porque o pecado nem sempre triunfa. Deus nos ajuda muitas vezes, de formas extraordinárias. Charles H. Spurgeon dizia: ‘Eu agradeço a Deus de duas formas, por me manter longe do pecado. Eu o agradeço, em primeiro lugar, pois quando a tentação está presente, Ele tira o meu desejo de pecar. Em segundo lugar, quando o meu desejo de pecar está presente, Ele tira de mim a oportunidade’.”
(começando em 30:50)
“Mas, finalmente, Paulo nos fala de um livramento interno. Um livramento glorioso. Depois que ele diz: ‘Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?’ (Romanos 7:24). A resposta está no versículo 25: ‘Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor’. A pergunta do versículo 24 é uma pergunta de perturbação (aflição ou angústia), mas não é uma pergunta de desespero, porque Paulo já sabe a resposta. Ele sabe que é em Jesus Cristo. Ele sabe que é pela fé que se assegura de Jesus Cristo, como revelado nas Escrituras e aplicado pelo Espírito. E é por isso que lemos no próximo capítulo (Romanos 8:37): ‘Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou’. Paulo entende que ele vai perder alguns conflitos, mas não vai perder a guerra, porque Jesus Cristo é o seu capitão, e não vai deixá-lo...
...E logo o pecado estará para trás e não haverá mais conflito algum. Até o meu corpo será restaurado na ressurreição. Não terei mais problema com meus olhos e ouvidos, nem problema com minha mente ou coração. A minha santificação será tão perfeita quanto a minha justificação. E ambas estão em Cristo. E ambas são vitoriosas em Cristo. Em Cristo há tudo o que eu preciso. Graça suficiente. Um futuro glorioso. Levante a sua cabeça, crente que está em meio a lutas e batalhas. Leve os seus pecados a Jesus Cristo, todos os dias. Comece todo dia, como um novo dia. Todo dia, quando sair da cama, peça a Deus para que você possa viver de acordo com a sua nova natureza. Para que você possa viver consistentemente com quem você é, em Cristo Jesus. Sua pessoa verdadeira, porque você é nova criatura. Peça a Deus força para afastar todo intruso. E, não importa o que Satanás disser a você, lembre-se que você está lutando uma batalha que já foi vencida. Você não será derrotado! Lá na Inglaterra, quando o duque de Wellington estava retornando, e eles viram a bandeira dizendo: ‘Wellington derrotado’ (‘Wellington defeated’, em inglês). Os navios estavam chegando mais próximos à costa agora, a névoa se dissipou, e os ingleses puderam ler a frase completa na bandeira: ‘Wellington derrotou o inimigo’ (‘Wellington defeated the enemy’, em inglês). E um grito de alegria percorreu toda a Inglaterra: ‘Nós finalmente temos a vitória!’. A vitória arrancada das garras da derrota! E é isso que você tem aqui agora. Sempre que você tropeçar em pecado, você não corre de Cristo. Não se esconde, como Adão, atrás do arbusto. Você vai a Jesus, e se arrepende, com choro, dizendo: ‘Tenha misericórdia de mim’. E Ele vai te abraçar. Quando o meu filho tinha 6 anos de idade, em voltei do trabalho para casa um dia, e minha esposa me disse algo que ele havia feito, e que não era bom. Então, na mesa do jantar, eu estava pensando em qual seria a sua punição. Eu seria bem firme, pois era uma infração moral. Eu estava um pouco quieto e acho que ele sentiu isso. Mas, de repente, eu senti alguém atrás de mim, e senti braços me abraçando. E senti gotas no meu pescoço. Era o meu filho. Ele estava chorando e dizendo: ‘Papai, eu pequei. Você me perdoa?’. Eu o perdoei, pois sou seu pai. É claro que eu o perdoei. Ele ainda recebeu uma punição mais branda, mas o que eu estava originalmente pensando em fazer para puni-lo, eu joguei pela janela. Onde há arrependimento, há sempre um ‘seja bem vindo’ de Jesus Cristo. Não corra do seu Pai, mas corra para Ele.”