Translate

Print Friendly and PDF

30 setembro 2016

Daniel na cova dos leões

fonte: wikiart.org

Daniel (capítulo 6):

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/daniel/dn-capitulo-6/




"Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre." (versículo 16)
Eu recomendo a leitura de todo o livro de Daniel, que é extraordinário, particularmente para os jovens que estão no ambiente acadêmico e universitário. Em especial, recomendo a leitura deste capítulo 6 do livro de Daniel, para compreender o contexto da história. Contudo, aqui vai um resumo:
Durante o período do cativeiro babilônico para o povo de Israel, o rei Dario (não "hebreu", mas "medo"), no versículo 16, antes de mandar colocarem Daniel na cova dos leões, faz uma oração ao Deus de Daniel, que estava sendo condenado à cova dos leões (versículo 7), exatamente porque tinha mantido a sua prática de oração ao seu Deus, de forma pública (versículo 10). O rei Dario roga para o Deus de Daniel o livrar da cova dos leões, porque o próprio rei Dario, que tinha emitido e sancionado o interdito real (segundo a lei dos medos e dos persas - versículo 12) que punia a oração a outros deuses ou homens além do rei, não tinha poder para fazer nada!
Qual a conclusão, no final do capítulo 6?
O coração do rei Dario foi profundamente transformado por esta experiência com Deus, talvez muito mais até do que o próprio Daniel, que já conhecia as maravilhas que Deus tinha operado em sua vida e na vida dos seus 3 amigos (Hananias, Misael e Azarias).
"Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada!
Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.
Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.
Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa." (versículos 25-28)

Soli Deo Gloria!